Oferecimento:
Avaliamos a perua mais rápida do mundo
13/04/2019 07:17:34
Paula Gama

Durante muitos anos, as peruas foram consideradas o carro perfeito para as famílias: reúnem espaço interno, porta-malas imenso e muita estabilidade. Mas, com o crescimento da oferta de SUVs, elas praticamente desapareceram do mercado brasileiro, consideradas conservadoras demais.

Mas certamente quem pensa em perua como antigamente é porque nunca dirigiu o Audi RS 6 Avant, um dos carros de passeio mais velozes do mundo. O grande responsável por este desempenho é o motor 4.0 V8 biturbo que entrega 605 cv de potência entre 6.100 e 6.800 rpm. Um torque constante de 71,3 kgfm é disponibilizado entre 1.750 e 6.000 rpm.

Um dos destaques particulares deste motor é a função overboost, que permite ao condutor aumentar o torque temporariamente para 76,4 kgfm entre 2.500 e 5.500 rpm. Isso significa que o carro tem muita força em giros baixos, o que resulta em uma arrancada que faz o motorista e os passageiros grudarem no banco.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,7 segundos, mais rápida do que de muitos esportivos. A velocidade máxima é de 305 km/h. O câmbio é automático de oito velocidades.

O desempenho do carro, como é de se esperar, é fantástico. No trânsito urbano, perto dos outros carros, a impressão é que você está pilotando um foguete. Isso tudo no modo de condução “comfort”, o mais “suave” deles. Se colocar no modo dynamic, o esportivo, a perua fica ainda mais nervosa e chega até ser um pecado conduzi-la apenas na cidade.

Nesse modo esportivo, o overboost - que libera ainda mais força - é acionado quando a aceleração é total. O que mostra que de conservadora a perua não tem nada.

O preço, porém, também acompanha os altos números de torque e potência. O modelo custa R$ 599.990. Por este valor, a RS 6 Avant entrega muito conforto. São 2,9m de entre-eixos, o que resulta em muito espaço interno. Dentro, ele acomoda quatro pessoas e cada uma delas pode controlar individualmente a temperatura do ar-condicionado quadrizone. Onde seria o lugar no meio no banco de trás está um descansa-braços com porta-copos. O porta-malas tem 565 litros.

Outro mimo é identificado quando o motorista e carona abrem as portas: uma luz projeta o nome “Audi RS 6” no chão, um charme que também ilumina o piso em locais escuros.

EQUIPAMENTOS

Entre os equipamentos do veículo, estão ar-condicionado automático de quatro zonas, bancos dianteiros esportivos com aquecimento e ajustes elétricos, head-up display, recepção de TV, função Autohold - que impede o carro de se movimentar acidentalmente quando parado -, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, sistema de escapamento esportivo, direção eletromecânica dinâmica, diferencial esportivo traseiro, controle eletrônico de estabilidade, faróis full LED com ajuste automático de altura, controle de pressão dos pneus, chave com sensor de presença, partida por botão, sistema start-stop, som Bang & Olufsen e rádio MMI Plus com sistema de navegação, bluetooth e smartphone interface.

Também há teto solar elétrico. A lista de equipamentos é boa, mas faltam tecnologias semiautônomas presentes em outros modelos mais baratos.

Carro cedido pela Audi Center Vitória